top of page

Ásia Central começa a receber gás Russo

Cazaquistão e Uzbequistão são destino das entregas.

ree

Crédito da imagem: REUTERS_LIVE


O presidente russo Vladmir Putin participou no último sábado (7), junto aos presidentes do Cazaquistão e do Uzbequistão, Kassym-Jomart Tokayev e Shavkat Mirzoyev, respectivamente, de cerimônia oficial que inaugura o fornecimento de gás russo aos dois países da Ásia Central.


Putin declarou que o projeto beneficia ambos os lados, e tem como objetivo fortalecer a segurança energética na região. A maior parte do gás é direcionado ao Uzbequistão, no entanto, uma parte dos fluxos serão desviados para áreas do nordeste do Cazaquistão que faz fronteira com a Rússia.


O gás russo jamais na história havia sido bombeado para a Ásia Central, e de acordo com o presidente russo, o projeto tem servido para facilitar as primeiras exportações desse tipo para aquela localidade, como também está confirmando o estatuto da Rússia como fornecedora fiável de gás natural.


Mediante o acordo, o fornecimento estará sob responsabilidade da empresa russa de gás Gazprom, que utiliza um gasoduto invertido da era soviética que liga a Ásia Central à Rússia, e entregará ao Uzbequistão 2,8 milhões de metros cúbicos de gás durante os próximos dois anos.

 
 
 

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page