top of page

Alexandre de Moraes autoriza retorno da rede X no Brasil

Anatel será responsável por notificar operadoras para reativar o acesso à plataforma de Elon Musk após pagamento de multas


ree

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na terça-feira (08/10) o fim da suspensão da rede social X no Brasil, que já durava 39 dias. A plataforma, de propriedade do empresário Elon Musk, poderá voltar a operar assim que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificar as operadoras de internet para restabelecerem o acesso ao serviço.


A decisão veio após o cumprimento de exigências financeiras impostas à empresa. O X, que havia sido multado por "descumprimento de ordens judiciais", pagou cerca de R$ 28,6 milhões em multas acumuladas. Com isso, o ministro Alexandre de Moraes decretou:

“Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil internet ltda. em território nacional.”


Ele também determinou que a Anatel execute as medidas necessárias para que a plataforma volte a funcionar no país. A rede social foi bloqueada em 30 de agosto.


Na semana passada, o X efetuou o pagamento das multas, mas segundo o ministro Alexandre de Moraes, o pagamento teria sido feito para uma conta bancária errada e o magistrado impediu o retorno da rede social. A Caixa Econômica Federal transferiu os valores para uma conta indicada pelo STF, encerrando o impasse entre a empresa e o tribunal.


Agora, o retorno completo da rede social depende apenas da reativação pelas operadoras de telecomunicações, e espera-se que os usuários brasileiros possam voltar a acessar a plataforma em breve.

Comments


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page