top of page

Com varejo em crise, consumidor troca lojas físicas por compras on-line

Pesquisa da FGV revelou que tendência de compras por sites e apps voltou a crescer após disparar na pandemia


ree
Compras via internet voltam a virar tendência


Pesquisa do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) divulgada nesta semana apontou que 16% do volume das vendas do varejo no país no primeiro trimestre deste ano foram realizadas por meio de operações digitais.


Isso representa que sites, aplicativos e outros dispositivos têm sido cada vez mais utilizados pelos consumidores para concluir suas compras. No trimestre anterior (outubro-dezembro/2023), o mesmo estudo apontou que 15,5% das transações do setor foram on-line, o que significa alta de 0,5% na mais recente apuração sobre as tendências do varejo.


Segundo o FGV Ibre, a mudança de comportamento aponta uma retomada das transações digitais, que apenas atingiu patamares mais elevados durante a pandemia. No segundo trimestre de 2021, a parcela de compras por sites e apps foi de 21,2%. Antes do início da crise sanitária, apenas 9,9% dos brasileiros compravam pela internet.


Embora não esteja ligada diretamente aos recentes pedidos de recuperação digital, a mudança de comportamento do consumidor é um indicador da troca das lojas físicas pelas virtuais. Entre 2023 e 2024, o setor varejista têm sofrido com o fechamento de unidades de empresas como Casas Bahia, Lojas Americanas, Polishop e lojas Marisa.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page