top of page

Compras no exterior perderão isenção com a reforma, afirma governo

CBS e IBS substituirão PIS e Cofins a partir de 2026. Taxação valerá para qualquer valor de compras no exterior


ree
E-Commerce no exterior: fim da isenção


O imbróglio sobre a taxação em compras internacionais irá virar regra na regulamentação da reforma tributária. Conforme o texto apresentado ao Congresso Nacional nesta semana, até mesmo compras de até US$ 50 (50 dólares) serão taxadas automaticamente a partir da entrada em vigor do CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).


Os impostos - que atendem a malha fiscal federal e estadual/municipal, respectivamente - substituirão os atuais PIS e Cofins. A alíquota padrão que pesará sobre as compras deve ficar entre 26,5% e 27,3% - bem perto da maior do mundo, cobrada na Hungria.


"Vai passar a recolher IBS e CBS, vai ser alíquota padrão. Todos valores, qualquer valor. No novo modelo, qualquer remessa internacional paga imposto. É o conceito de neutralidade. No fundo, os estados já estão falando em subir a alíquota, não vai ficar muito diferente do que está hoje”, afirmou o secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.


Conforme foi definido pelo governo Lula e aprovado pelo Congresso, o processo de transição da tributação acontecerá em 2026, após a finalização do texto de regulamentação da reforma tributária, prevista para o início de 2025.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page