top of page

Confiança da indústria brasileira registra nova queda em novembro

Desaceleração do setor e aumento de juros alimentam pessimismo empresarial


ree

Pelo terceiro mês consecutivo, a confiança da indústria no Brasil recuou em novembro, conforme dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (27). O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,3 ponto em relação ao mês anterior, atingindo 98,6 pontos, sua quarta queda no ano.


O economista Stéfano Pacini, do FGV IBRE, apontou que o resultado reflete a cautela dos empresários diante de sinais de arrefecimento da atividade industrial, com deterioração tanto na avaliação da situação atual quanto nas perspectivas para os próximos meses.


O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento sobre o presente, caiu 1,2 ponto, alcançando 101,7 pontos. Entre os componentes do ISA, destacaram-se negativamente as avaliações sobre o nível de demanda e a situação dos negócios, ambos registrando queda de 2,9 pontos.


O Índice de Expectativas (IE), que avalia a confiança no futuro, também teve baixa significativa, com retração de 1,4 ponto, atingindo 95,4 pontos, o menor nível desde novembro de 2023. Especialmente preocupante foi a queda de 2,8 pontos no indicador de tendência de negócios para os próximos seis meses, que agora está em 94,3 pontos.


A confiança diminuiu em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados. Esse pessimismo está sendo agravado pelo ciclo de alta na taxa de juros promovido pelo Banco Central, que visa conter pressões inflacionárias, mas afeta diretamente o dinamismo econômico.


No último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic foi elevada para 11,25% ao ano, marcando um aumento de 50 pontos-base. Operadores já precificam uma probabilidade de 55% de que a taxa suba ainda mais, em até 75 pontos-base, na reunião de dezembro, alimentando o clima de incerteza no setor industrial.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page