CPMI do INSS inicia trabalhos e deve votar convocação de Frei Chico
- Núcleo de Notícias

- 24 de ago.
- 2 min de leitura
Irmão do presidente Lula é alvo de pedidos para depor sobre esquema bilionário de descontos ilegais em aposentadorias

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS fará na próxima terça-feira (26) sua primeira reunião de trabalho, com foco na análise e votação dos primeiros requerimentos de convocação e pedidos de informação. O colegiado foi criado para investigar um esquema que teria desviado bilhões de reais de aposentadorias e pensões por meio de descontos considerados irregulares.
Entre os mais de 800 requerimentos já protocolados, ao menos oito têm como alvo José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A entidade está no centro das apurações sobre as cobranças ilegais. Seis desses pedidos buscam a convocação obrigatória de Frei Chico para prestar depoimento à CPMI, incluindo um apresentado pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
O esquema de corrupção, amplamente majorado durante o atual governo, é um é dos maiores esquemas de irregularidades já levantados no sistema previdenciário. O avanço das investigações promete aumentar a pressão sobre nomes ligados ao Executivo, especialmente diante da ligação familiar de Frei Chico com o presidente Lula.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários