Discussões sobre corte de gastos reúne ministros na Casa Civil
- Núcleo de Notícias

- 5 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Medidas de contenção podem ser anunciadas ainda nesta semana, segundo declarações de Fernando Haddad

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), realiza uma reunião nesta terça-feira (5) com uma equipe de ministros e autoridades governamentais para discutir o pacote de corte de gastos, conforme informado pelo Palácio do Planalto. Originalmente marcada para as 16h, a reunião foi antecipada para o início da tarde.
Além de Rui Costa, o encontro reúne os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Lupi (Previdência Social), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação). A reunião é fechada ao público, e não há previsão de coletiva de imprensa após o término.
Na segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma reunião preliminar sobre as medidas de contenção de gastos, mas sem anúncio de ações concretas, dando início a uma série de encontros que prosseguem nesta semana.
Também na segunda-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que o pacote de medidas já está em estágio avançado e que um anúncio oficial pode ocorrer nos próximos dias. A pedido de Lula, Haddad cancelou uma viagem à Europa para focar nos detalhes finais do plano de corte de gastos, sinalizando a prioridade que o governo atribui ao tema.
“A ida [à Europa] estava condicionada ao andamento das medidas. Como o presidente pediu para que eu permanecesse e, tecnicamente, já estamos muito adiantados, acredito que poderemos fazer o anúncio ainda nesta semana”, explicou Haddad, sem definir uma data exata.
O ministro da Fazenda também afirmou que o presidente Lula "trabalhou intensamente" no assunto durante o fim de semana, contando com o apoio de especialistas que foram a Brasília para apresentar os detalhes das propostas. "Estamos na reta final,” garantiu Haddad.



Comentários