Elon Musk promete apreensão de ativos do governo brasileiro
- Instituto Democracia e Liberdade
- 3 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Em justa provocação, Elon Musk diz: "Espero que Lula goste de voar em avião comercial"
Elon Musk, CEO da SpaceX e proprietário da rede social X (antigo Twitter), afirmou que solicitará a apreensão de ativos do governo brasileiro caso os recursos de sua empresa Starlink não sejam desbloqueados. O bloqueio foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (29).
A decisão do ministro baseou-se na alegação de que Musk estaria à frente de um "grupo econômico de fato", o que levou ao bloqueio, em 18 de agosto, de todos os valores financeiros desse grupo no Brasil. A medida visaria assegurar o pagamento das multas aplicadas à rede social X em processos judiciais no país, embora o verdadeiro motivo do bloqueio possa estar associado à retaliação e perseguição política.
Nas redes sociais, circulam prints de uma publicação de Musk no X, na qual ele ameaça revidar a decisão brasileira com medidas semelhantes. "A menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegalmente apreendidos da X e da SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca dos ativos do governo também. Espero que Lula goste de voar em avião comercial", escreveu Musk.
A declaração foi feita em meio a discussões sobre a recente apreensão do avião oficial do presidente venezuelano Nicolás Maduro, realizada pelos Estados Unidos na República Dominicana, sob o argumento de violação de sanções americanas. A provocação de Musk parece fazer alusão a essa operação, sugerindo que ações semelhantes poderiam ser tomadas contra o governo brasileiro.
Yorumlar