top of page

EUA acusam Irã de planejar assassinato de Trump

Departamento de Justiça anuncia denúncia contra cidadão iraniano e dois americanos por suposta trama de assassinato


ree

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) anunciou nesta sexta-feira (8) uma acusação contra Farhad Shakeri, um iraniano, e os americanos Carlisle "Pop" Rivera e Jonathon Loadholt, envolvidos em um suposto complô para assassinar o presidente eleito Donald Trump e um dissidente iraniano. Rivera foi preso no Brooklyn e Loadholt em Staten Island, enquanto Shakeri, residente no Irã, permanece foragido.


Segundo o DOJ, Shakeri seria um ativo do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC) e teria usado contatos criminais para espionar e planejar assassinatos. As acusações incluem conspiração de assassinato por encomenda e lavagem de dinheiro, com penas de até 40 anos de prisão. Além disso, Shakeri enfrenta acusações de apoio material a uma organização terrorista estrangeira e violação de sanções dos EUA, podendo receber uma pena adicional de até 60 anos, se for capturado e condenado.


As autoridades ressaltaram que o caso reflete uma tentativa contínua do Irã de alvejar cidadãos americanos e dissidentes críticos ao regime, motivado pela morte de Qassem Soleimani, líder da Força Quds, em 2020.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page