EUA alertam cidadãos americanos sobre riscos de permanecer na Venezuela
- Núcleo de Notícias
- 21 de ago.
- 2 min de leitura
Casa Branca cita perigo de sequestros, detenções arbitrárias e violência; presença militar no Caribe é reforçada

O governo do presidente Donald Trump emitiu na quinta-feira (21) um alerta de segurança advertindo cidadãos norte-americanos sobre os riscos de permanecerem na Venezuela. A orientação, divulgada pela embaixada dos Estados Unidos, recomenda que cidadãos evitem viagens e não permaneçam em território venezuelano devido ao agravamento da instabilidade política e social no país.
Segundo a Casa Branca, há “sérios riscos de detenção ilegal, tortura em centros de detenção, terrorismo, sequestro, abusos policiais, crimes violentos e agitação civil” para aqueles que se encontram em solo venezuelano. O alerta reforça a crescente preocupação internacional diante do colapso institucional promovido pelo regime chavista, que mantém práticas autoritárias e vínculos com o crime organizado.
A advertência ocorreu no mesmo dia em que os Estados Unidos enviaram três navios de guerra adicionais para o sul do Caribe. Essas embarcações se somam aos três destroieres já posicionados na região, totalizando cerca de quatro mil militares e fuzileiros navais. A operação tem como objetivo intensificar o combate a cartéis e organizações criminosas que operam na América Latina, além de sinalizar presença estratégica próxima à Venezuela.
A medida mostra que, além da pressão diplomática, Washington está fechando o cerco sobre a região, com o objetivo de capturar ou eliminar o ditador Nicolás Maduro — visto pelos EUA como um narcoterrorista, que vem inundado o país norte-americano com drogas ilícitas.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.
Comentários