EUA e Paraguai firmam acordo para redirecionar pedidos de asilo
- Núcleo de Notícias

- 14 de ago.
- 2 min de leitura
Pacto estabelece que imigrantes que passem pelo Paraguai deverão solicitar proteção no país sul-americano

Os Estados Unidos e o Paraguai assinaram, nesta quinta-feira (14), um acordo de cooperação que poderá redirecionar para o território paraguaio pedidos de asilo originalmente destinados a Washington. O documento, firmado pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, oficializa a adesão dos dois países a um Acordo de Terceiro País Seguro (STCA).
Pelas regras do STCA, imigrantes que cruzarem por um país classificado como seguro durante o trajeto para outra nação deverão apresentar o pedido de proteção nesse país de passagem, e não no destino final. Na prática, isso significa que migrantes que passarem pelo Paraguai antes de chegar aos Estados Unidos terão de solicitar refúgio no país sul-americano.
Segundo o secretário de Estado Marco Rubio, a medida tem como objetivo impedir que o sistema de asilo dos Estados Unidos seja “utilizado de forma abusiva” e se alinha às diretrizes do presidente Donald Trump de reforço das barreiras contra a imigração irregular.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários