EUA enviam forças aéreas e navais ao Mar do Caribe para combater cartéis de drogas
- Núcleo de Notícias

- 15 de ago.
- 2 min de leitura
Operação ordenada por Trump mira grupos da América Latina e pode incluir ataques direcionados

Os Estados Unidos enviaram aviões espiões, navios de guerra e um submarino de ataque para o sul do Mar do Caribe, próximo a Panamá, Colômbia e Venezuela, em uma operação militar de longo prazo contra cartéis latino-americanos classificados pelo governo americano como organizações terroristas.
Segundo uma autoridade americana ouvida sob condição de anonimato, a ação será conduzida no espaço aéreo e em águas internacionais, com possibilidade de uso das embarcações para operações de inteligência, vigilância e também ataques direcionados. O plano, que deve se estender por vários meses, foi viabilizado por uma ordem assinada pelo presidente Donald Trump no início de seu novo mandato, permitindo o emprego de forças militares contra cartéis no mar e, em casos específicos, até em território estrangeiro.
O foco da operação recai sobre organizações como Lara Mara Salvatrucha, de El Salvador; Los Soles e Tren de Aragua, da Venezuela; gangues do Haiti; e grupos mexicanos. No caso venezuelano, o governo Trump acusa diretamente o presidente Nicolás Maduro de liderar o cartel Los Soles.
A escalada ocorre dias após os Departamentos de Justiça e de Estado dobrarem, de US$ 25 milhões para US$ 50 milhões, a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.



Comentários