EUA enviarão tropas e sistema de defesa antimísseis para Israel
- Núcleo de Notícias

- 14 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Envio de tropas e equipamentos militares americanos visam proteger Israel em meio a tensões com o Irã
Os Estados Unidos ordenaram o envio de um sistema de defesa aérea THAAD para Israel, juntamente com tropas americanas encarregadas de operá-lo, anunciou o porta-voz do Pentágono, Maj. Gen. Pat Ryder, no domingo (13). Esta ação marca o primeiro destacamento de tropas de combate dos EUA em solo israelense desde o início do conflito entre Israel e o Hamas no ano passado.
De acordo com Ryder, o sistema THAAD e sua equipe serão posicionados para reforçar as defesas aéreas de Israel após os ataques de mísseis lançados pelo Irã em 13 de abril e novamente em 1º de outubro.
O presidente Joe Biden, que anteriormente havia declarado não ter planos de colocar tropas americanas em combate no Oriente Médio, autorizou a medida, que visa proteger Israel diante da crescente ameaça iraniana.
O THAAD é um sistema móvel de defesa antimísseis balísticos que destrói projéteis inimigos na fase final de sua trajetória. Essa é a primeira vez que o sistema é utilizado em Israel desde o início do atual conflito.
A medida surge em um momento de intensificação das tensões, com Israel se preparando para uma possível retaliação após o ataque iraniano que disparou cerca de 200 mísseis contra alvos militares israelenses.




Comentários