top of page

EUA registra maior déficit comercial desde 2021

Aumento inesperado nas importações e cenário político aquecido ampliam saldo negativo


ree

O déficit comercial dos Estados Unidos alcançou um novo pico em setembro, atingindo seu maior valor em dois anos, conforme divulgado pelo Departamento de Comércio nesta terça-feira (5). O saldo negativo subiu 19,2%, totalizando 84,4 bilhões de dólares (aproximadamente 461 bilhões de reais).


Esse crescimento foi impulsionado por um aumento de 3% nas importações, refletindo uma antecipação de compras por parte das empresas às vésperas das festas de fim de ano. Economistas apontam que o cenário incerto das eleições presidenciais também encorajou as empresas a reforçar estoques com produtos estrangeiros.


Nesta terça-feira, o país segue em clima eleitoral, com Kamala Harris e Donald Trump disputando uma eleição acirrada. Trump, que se posicionou a favor de uma política de aumento de tarifas, prometeu impor taxas alfandegárias mais rígidas, principalmente sobre produtos importados da China e do México, caso eleito.


Em agosto, o déficit comercial havia sido revisado para 70,8 bilhões de dólares (387 bilhões de reais), destacando a escalada do desequilíbrio no comércio internacional dos EUA em um momento de alta tensão econômica e política.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page