Governo Lula firma contrato com empresa chinesa de internet
- Núcleo de Notícias

- 19 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Acordos do governo Lula reforçam dependência tecnológica em relação à China

O governo Lula firmou nesta terça-feira (19) acordos com a empresa chinesa SpaceSail e a Administração Nacional de Dados da China para explorar a demanda por internet via satélite no Brasil. O objetivo anunciado é avaliar a possibilidade de implementar redes de satélites em áreas rurais e remotas, onde a infraestrutura de fibra óptica não alcança. Contudo, a iniciativa gera preocupações sobre a dependência tecnológica do Brasil em relação à China.
A SpaceSail utiliza satélites de órbita baixa (LEO), tecnologia similar à da Starlink, de Elon Musk, e da francesa E-Space, mas com operações ainda previstas apenas para 2026. Os acordos incluem estudos preliminares de demanda, sem garantias de investimentos ou resultados concretos, levantando dúvidas sobre o real impacto do projeto para a inclusão digital.
Mais controverso é o acordo firmado com a Administração Nacional de Dados da China, que envolve a troca de informações sobre mercados digitais e coordenação em fóruns internacionais. Este órgão do governo chinês é conhecido por impor rígidos padrões de controle digital doméstico, o que levanta preocupações quanto à influência de modelos autoritários na política de dados do Brasil.
A escolha por estabelecer cooperação com uma empresa chinesa que sequer iniciou suas operações comerciais também desperta questionamentos sobre a transparência e eficácia da gestão atual em promover soluções eficientes para os problemas de conectividade no Brasil.



Comentários