top of page

Guerra comercial entre China e EUA se intensifica com novas tarifas de Pequim

Retaliação chinesa mira setor agrícola americano em meio a disputas sobre comércio e economia global


ree

A escalada da guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhará um novo capítulo na segunda-feira (10), quando Pequim começará a aplicar tarifas sobre produtos agrícolas americanos. A medida responde ao recente aumento de impostos decretado pelo presidente Donald Trump sobre as importações chinesas, que agora chegam a 20%.


A nova taxação chinesa impõe tarifas de até 15% sobre itens como frango, trigo, milho e algodão, além de um adicional de 10% para soja, carne e laticínios. A iniciativa atinge diretamente a base agrícola americana, tradicionalmente favorável ao governo republicano, mas sem comprometer uma eventual negociação comercial futura.


As tensões comerciais ocorrem em um momento delicado para Pequim, que enfrenta uma desaceleração das exportações e dificuldades econômicas internas. O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reconheceu um "ambiente externo cada vez mais complexo" e projetou uma meta de crescimento de 5% para 2025, desafio que pode ser ainda maior com o aprofundamento da disputa tarifária com Washington.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page