Hezbollah anuncia novo líder após morte de Nasrallah
- Núcleo de Notícias

- 29 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Sheikh Naim Qassem assume comando do grupo após mortes de líderes em operações israelenses

O Hezbollah, grupo terrorista libanês, anunciou a nomeação de Sheikh Naim Qassem como seu novo líder, conforme reportado por veículos como Al Jazeera e Al-Arabiya nesta terça-feira. A decisão segue-se à morte do antigo líder, Hassan Nasrallah, e de um potencial sucessor, ambos eliminados em operações israelenses.
Qassem, que por anos ocupou o posto de vice-secretário-geral e era considerado a "segunda figura" do Hezbollah, foi escolhido para liderar a organização devido à sua “adesão aos princípios e objetivos do Hezbollah”. Aos 71 anos, ele está entre os fundadores do grupo, surgido nos anos 1980. Em declaração recente, Qassem destacou o apoio do braço armado do Hezbollah aos esforços para alcançar um cessar-fogo com Israel.
Desde o início da operação israelense em Gaza, motivada pelo ataque surpresa brutal do Hamas em outubro do ano passado, confrontos esporádicos entre Israel e Hezbollah têm ocorrido. Em setembro, Israel intensificou os ataques contra o grupo no sul do Líbano por meio da Operação Northern Arrows, visando neutralizar a presença do Hezbollah na região.
O Israel Defense Forces (IDF) informou ter “eliminado quase todos os líderes militares seniores” do Hezbollah em ataques aéreos recentes. Entre os mortos, estão o ex-secretário-geral Hassan Nasrallah, que ocupava o cargo desde 1992, e Hashem Safieddine, apontado como sucessor. Qassem, por sua vez, teria se transferido para Teerã, no Irã, em outubro, temendo uma possível tentativa de eliminação por parte de Israel.



Comentários