Irã se prepara para atacar Israel em breve, dizem fontes
- Núcleo de Notícias
- 1 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Teerã promete resposta militar aos ataques israelenses do último sábado

O Irã está planejando retaliações pelo recente bombardeio de Israel contra seu território, segundo reportagens de veículos internacionais que citaram fontes anônimas nesta quarta e quinta-feira. A ofensiva iraniana deve ocorrer antes da eleição presidencial dos EUA, marcada para 5 de novembro.
No último sábado, Israel lançou uma série de ataques contra alvos iranianos, em resposta a uma onda de mísseis disparados pelo Irã contra o território israelense no início de outubro.
Os ataques iranianos foram uma retaliação pela morte de terroristas do Hezbollah e Hamas, ampliando uma sequência de confrontos entre os dois países ao longo deste ano.
Alguns veículos dos EUA sugerem que a retaliação do Irã pode acontecer nos próximos dias. "A resposta da República Islâmica do Irã à agressão do regime sionista será definitiva e dolorosa", declarou uma fonte à CNN na quarta-feira. Embora a fonte não tenha especificado a data do ataque, afirmou que é provável que aconteça antes da eleição presidencial nos EUA.
O comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), Hossein Salami, prometeu uma "resposta inimaginável" aos ataques, conforme relatado pela agência Tasnim. O vice-comandante do IRGC, Ali Fadavi, também afirmou que uma resposta iraniana é "inevitável".
Segundo o jornal New York Times, o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, ordenou a preparação para uma ação retaliatória, considerando que os danos causados por Israel foram "graves demais para serem ignorados".
Comments