top of page

Lula fala em plenária com pouca audiência no G-77 contra embargos a Cuba

Presidente brasileiro também teceu elogios à cooperação Sul-Sul

ree

Crédito da imagem: Cubadebate.


Em discurso na cúpula G-77+China realizado na manhã do último sábado (16), o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT), falou perante uma plenária quase vazia, onde deveriam estar presentes os chefes de Estado de pelo menos 16 nações e delegações de ao menos 100 países.


Pouco depois das 9h (horário local), ao ser chamado pelo presidente cubano e anfitrião do evento, Miguel Díaz-Canel, para discursar, Lula foi ao palco sem parecer compreender que de fato deveria começar a falar enquanto a plateia continuava em silêncio, sem aplausos.


Em seu discurso de 10 minutos, iniciado após auxílio de sua equipe, Lula lançou duras críticas aos Estados Unidos e seus embargos contra o país governado por Canel, como também a inclusão da ilha na lista de nações que financiam o terrorismo no mundo.


Ao mesmo tempo, o presidente brasileiro debulhou elogios a respeito da diversidade do G-77, que representa 79% da população mundial, enquanto deixava clara sua insatisfação contra, segundo ele, a falta de representatividade dos mecanismos multilaterais da atualidade. Lula usou também a oportunidade de fala para cobrar países mais desenvolvidos economicamente quanto às mudanças climáticas, vindo por fim a exaltar a cooperação Sul-Sul, sobre a qual declarou ser o Brasil um pioneiro.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page