top of page

Lula retorna ao Brasil após reunião com Donald Trump

Presidente brasileiro afirma ter discutido sobre comércio, crime organizado e minerais críticos



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou ao Brasil na madrugada desta sexta-feira (8), com o voo da FAB pousando em Brasília por volta das 4h, após viagem a Washington para reunião com o presidente Donald Trump. A comitiva incluiu cinco ministros: Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Dario Durigan, da Fazenda; Alexandre Silveira, de Minas e Energia; Wellington Silva, da Justiça; e Márcio Elias Rosa, do MDIC.


O resultado mais concreto do encontro foi a criação de um grupo de trabalho bilateral para avançar em acordos comerciais, com meta de concluir em até 30 dias uma proposta sobre as tarifas aplicadas pelo governo americano aos produtos brasileiros. Lula afirmou em coletiva de imprensa após a reunião que a relação entre os dois países "saiu mais forte" com o encontro. O presidente Donald Trump fez comunicado breve e protocolar e confirmou que os dois discutiram comércio e tarifas.


Além da pauta comercial, os presidente teriam discutido cooperação contra o crime organizado e investimentos em minerais críticos, dois temas que ganharam relevância no contexto das relações bilaterais recentes. A cooperação contra o crime organizado envolve diretamente a possível classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras pelos Estados Unidos, medida que o governo americano havia comunicado previamente ao Banco Central brasileiro, e o governo Lula faz esforços para evitar. Já os minerais críticos conectam-se à estratégia americana de diversificar o acesso a insumos estratégicos para a indústria de defesa e tecnologia fora da dependência da China.


O encontro ocorre num momento em que o governo Lula enfrenta pressão crescente: desaprovação em níveis recordes, derrotas no Congresso com a derrubada do veto ao PL da Dosimetria e a rejeição da indicação de Jorge Messias ao STF. A reunião com Trump, divulgada como avanço diplomático, será utilizada pelo governo como tentativa de demonstração de agenda positiva num momento politicamente conturbado para o decadente governo petista.



Comentários


bottom of page