Líder do Irã ameaça EUA e Israel com "resposta esmagadora" após novos ataques
- Núcleo de Notícias
- 2 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Ali Khamenei promete retaliação contra os "inimigos do Irã" em discurso a apoiadores

Foto: Anadolu Agency
Neste sábado (2), o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, emitiu um alerta contundente aos Estados Unidos e Israel, ameaçando com "uma resposta esmagadora" após recentes ataques a alvos iranianos e aliados da República Islâmica. Em vídeo divulgado pela mídia estatal, Khamenei afirmou que tanto o "regime sionista" quanto os EUA pagarão pelo que chamou de “agressões ao Irã e à frente de resistência”.
A ameaça de Khamenei segue-se à ofensiva de 26 de outubro, que atingiu bases militares iranianas e matou pelo menos cinco pessoas. O líder, de 85 anos, em pronunciamentos anteriores havia ponderado a resposta do Irã, mencionando a necessidade de avaliação, mas agora adota um tom mais agressivo. A Guarda Revolucionária, por meio do general Mohammad Ali Naini, também endossou o tom de retaliação, prometendo uma resposta "além da compreensão do inimigo".
As forças aliadas ao Irã, incluindo o Hezbollah e o Hamas, têm sido impactadas pelas constantes ofensivas israelenses. Estes ataques reforçam as tensões regionais, com Khamenei usando o episódio para reiterar o antagonismo que marca as relações entre Irã, EUA e Israel, acirradas desde a Revolução Islâmica de 1979.
Neste domingo, o país comemora o 45º aniversário da crise dos reféns na Embaixada dos EUA, um episódio histórico que consolidou a rivalidade de décadas com Washington e fortaleceu a retórica antiocidental do regime.
Comments