top of page

Líder supremo do Irã afirma que Israel "não durará muito"

Ali Khamenei promete retaliação pela incursão em território libanês e cerco a Gaza


ree

O ataque surpresa lançado pelo Hamas contra Israel no ano passado foi uma ação “lógica e legal” para derrotar o que ele chamou de “regime sionista maligno e covarde”, declarou o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei.


Na sexta-feira, em seu primeiro sermão público em quase cinco anos, Khamenei defendeu as ações do chamado ‘eixo da resistência’, que inclui o Hezbollah, com base no Líbano, e o grupo palestino Hamas.


A operação militar israelense em Gaza, que começou após o ataque surpresa do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, entrou em seu segundo ano. O ataque resultou na morte de cerca de 1.100 pessoas e no sequestro de mais de 200 reféns. Desde então, a campanha militar de Israel no enclave, que já estava sob bloqueio de facto há anos, resultou na morte de mais de 41 mil palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.


As tensões entre Israel e os países muçulmanos vizinhos aumentaram durante a operação em Gaza, com o apoio do Irã e do Hezbollah ao Hamas. O conflito atingiu um novo nível neste mês, quando Israel iniciou uma operação terrestre no Líbano. Em retaliação, o Irã lançou um ataque massivo de mísseis contra Israel nesta semana.


Em seu sermão, Khamenei declarou que os palestinos, como “qualquer povo”, têm “o direito de defender sua terra, seu lar, seu país e seus interesses contra os agressores,” apoiando sua afirmação em “leis internacionais.” Ele acrescentou que aqueles que ajudam e apoiam os palestinos “estão simplesmente cumprindo seu dever.”


Khamenei ainda defendeu o ataque recente do Irã contra Israel, afirmando que foi “a punição mínima para o regime sionista usurpador e sedento de sangue.”


Ele também declarou que o Irã “cumprirá qualquer dever necessário” para ver a derrota de Israel, afirmando que West Jerusalem tem se mantido apenas devido ao apoio de seus aliados ocidentais.


“A sobrevivência deste regime se deve ao suporte dos Estados Unidos, mas ele não durará muito,” disse Khamenei.


O líder iraniano ainda criticou a interferência estrangeira no Oriente Médio, argumentando que os países da região são capazes de estabelecer “paz e segurança” se deixados por conta própria. Ele acusou os Estados Unidos de usar Israel como ferramenta para explorar os recursos naturais da região e fomentar conflitos globais.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page