Milei confirma que Argentina transferirá embaixada de Tel Aviv para Jerusalém em 2026
- Núcleo de Notícias
- 11 de jun.
- 1 min de leitura
Presidente argentino reafirma apoio ao Estado de Israel e anuncia mudança durante discurso no Parlamento israelense

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta quarta-feira (11), em discurso no Knesset — o Parlamento de Israel — que seu governo transferirá a embaixada argentina de Tel Aviv para Jerusalém em 2026. A declaração reafirma um compromisso já feito por Milei em fevereiro de 2024 e reforça o alinhamento de sua política externa com o governo israelense.
Ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Milei expressou orgulho pela decisão e foi ovacionado pelos parlamentares israelenses presentes. Esta é a segunda visita oficial de Milei ao país, refletindo o forte apoio diplomático entre seu governo e o Estado de Israel.
Com essa decisão, a Argentina se une a um seleto grupo de nações que reconhecem Jerusalém como capital de Israel e mantêm suas embaixadas na cidade, entre elas Estados Unidos, Paraguai, Guatemala, Honduras, Kosovo e Papua-Nova Guiné. A grande maioria dos países, no entanto, ainda mantém suas representações diplomáticas em Tel Aviv, por cautela diante da disputa territorial entre Israel e os palestinos.
Milei tem reiterado que sua administração não irá se submeter à pressão internacional quando se trata de apoiar aliados e defender valores como soberania, autodeterminação e o direito de Israel a manter sua capital histórica e indivisível.
Comments