Ministro de Lula sugere troca da laranja por "frutas mais baratas"
- Núcleo de Notícias

- 25 de jan
- 1 min de leitura
Rui Costa descarta "medidas heterodoxas" e aponta limitações no combate à inflação de alimentos

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, sugeriu na sexta-feira (24) que a população opte por "frutas mais baratas" em substituição à laranja, que enfrenta alta significativa nos preços. A declaração foi feita após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros para discutir "estratégias contra o aumento no custo dos alimentos".
Segundo Rui Costa, a redução na produção de laranjas, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, tem elevado os preços internacionalmente. "Não adianta reduzir a alíquota de importação porque o preço lá fora está tão alto quanto aqui. A solução, nesse caso, é mudar a fruta que consumimos", tentou explicar o ministro.
A baixa oferta de laranjas é atribuída a doenças nas plantações, tanto em estados brasileiros como São Paulo, principal produtor nacional, quanto em regiões dos Estados Unidos. Rui Costa afirmou que, em situações como esta, medidas como a redução de impostos têm eficácia limitada, já que não há produto suficiente disponível no mercado externo para suprir a demanda interna.
Durante a coletiva, o ministro reiterou que o governo não adotará medidas intervencionistas, como congelamento de preços ou tabelamento. "Não haverá fiscal do Lula nos supermercados ou feiras. Também não teremos uma rede estatal de supermercados. As ações focarão na busca por produtos com menor custo no mercado internacional", afirmou.
Além de Rui Costa, participaram da reunião os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Fernando Haddad (Fazenda) e Esther Dweck (Gestão).



Comentários