Navios de guerra dos EUA são alvo de ataque com mísseis e drones
- Núcleo de Notícias

- 29 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Rebeldes houthis do Iêmen afirmam ter atingido três Destroyers americanos no Mar Vermelho
Rebeldes houthis do Iêmen lançaram um ataque combinado com mísseis de cruzeiro e drones contra navios de guerra americanos no Oriente Médio, informou o Pentágono nesta sexta-feira. Mais cedo, o grupo militar afirmou ter atingido três destróieres dos Estados Unidos que navegavam em direção a Israel no Mar Vermelho.
A porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, confirmou o ataque, mas garantiu que nenhum dano foi causado às embarcações americanas. "Observamos um ataque complexo, lançado pelos houthis, que incluiu mísseis de cruzeiro e veículos aéreos não tripulados (UAVs)", afirmou Singh durante uma coletiva de imprensa. "Pelo que entendo, esses foram interceptados e abatidos ou falharam; em nenhum momento um navio dos EUA foi atingido."
De acordo com a TV Al-Masirah, controlada pelos houthis, o grupo alvejou os três destróieres americanos, que estavam "apoiando Israel", com 23 mísseis balísticos e de cruzeiro, além de um drone. O porta-voz houthi afirmou que os três navios sofreram impactos diretos e que o ataque foi sincronizado com o lançamento de mísseis e drones contra alvos em Israel.
O grupo rebelde também declarou que as operações continuarão "até que a agressão contra Gaza e o Líbano cesse." Desde outubro do ano passado, os houthis vêm atacando navios associados a Israel no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, em solidariedade aos palestinos de Gaza, enquanto Israel conduz operações militares na região.
Esses ataques contra uma das principais rotas marítimas do mundo levaram os Estados Unidos e seus aliados a formarem uma coalizão naval internacional, com a implantação de mais navios de guerra na área. Contudo, os houthis não parecem intimidados pelos esforços ocidentais e israelenses, mesmo diante dos bombardeios contínuos no Iêmen.




Comentários