Netanyahu exige retirada de forças da ONU no Líbano
- Núcleo de Notícias

- 13 de out de 2024
- 1 min de leitura
Premiê israelense adverte que tropas da UNIFIL estão em risco e devem ser evacuadas imediatamente
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que retire imediatamente as forças da UNIFIL (United Nations Interim Force in Lebanon) no sul do Líbano. Netanyahu afirmou que a permanência dos capacetes azuis na região está servindo como "escudo humano para os terroristas do Hezbollah".
Em mensagem divulgada nas redes sociais neste domingo, Netanyahu alertou que as tropas da ONU precisam sair das áreas de combate, atendendo aos pedidos já feitos pelo Exército de Defesa de Israel (IDF). Segundo ele, a presença da UNIFIL estaria dificultando as operações militares contra o Hezbollah.
A UNIFIL foi criada em 1978 para monitorar a retirada das forças israelenses do Líbano, sendo composta atualmente por cerca de 10 mil soldados de aproximadamente 50 países. Apesar disso, Israel alega que a missão não tem conseguido impedir o fortalecimento do Hezbollah na região, e que a presença dos pacificadores compromete a eficácia de suas operações militares.
Nos últimos dias, as tensões aumentaram, com Israel ampliando sua campanha militar no Líbano e ataques atingindo bases da UNIFIL. Em meio aos confrontos, vários soldados da ONU foram feridos e as instalações da missão danificadas.




Comentários