top of page

Novo vai ao STF para derrubar privilégios do governo no Carf

Ação de inconstitucionalidade aponta “desvio do processo legal” em regras do Carf


ree

Divulgação


Empenhado em arrecadar cerca de R$ 60 bilhões para cobrir o rombo das contas públicas, o governo Lula não mediu esforços para conseguir derrubar a lei que retirou da Receita Federal o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). 


O resultado da batalha no Senado - e que consumiu alguns bilhões em emendas parlamentares para ser vencida - foi apertado: 34 votos a favor contra 27 desfavoráveis.


Quase três meses após a sanção presidencial das novas regras, o partido Novo decidiu entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o PL 14689/2023. A legenda do deputado Marcel Van Hattem alega que a lei viola “os princípios constitucionais do devido processo legal, da razoabilidade, legalidade, impessoalidade e moralidade”. 


Além disso, o partido de oposição aponta no texto da ADI 7548 que há “desvio de finalidade” nas regras aprovadas pelo Congresso.


“O Carf tem como finalidade promover o controle de legalidade dos atos administrativos tributários federais, e não aumentar a arrecadação da Fazenda”, apontou o Novo.


Como funciona o Carf


Estabelecido em 2009 durante o governo Lula II, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) é um órgão formado por representantes da Fazenda, contribuintes e conselheiros que media disputas tributárias. Com o chamado voto de qualidade aprovado neste ano, o governo Lula conta com a vantagem de ser considerado o vencedor de disputas legais em caso de  empate.


Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page