OTAN planeja nova estratégia em relação à Rússia
- Núcleo de Notícias

- 12 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Política atual foi desenvolvida em uma “era diferente” e precisa ser atualizada, afirma oficial dos EUA
Ministros da Defesa da OTAN se reunirão em Bruxelas na próxima semana para discutir uma nova estratégia do bloco em relação à Rússia, conforme reportado pelo site Politico. A atual política, estabelecida há décadas, já não reflete o cenário atual, especialmente após o início do conflito na Ucrânia em fevereiro de 2022.
Embora os laços entre a OTAN e a Rússia tenham atingido seu ponto mais baixo com a guerra, o 'Ato Fundador', documento de 1997 que estabelecia um objetivo comum entre ambas as partes para construir uma Europa estável e pacífica, ainda está em vigor. O texto, no entanto, não condiz com a realidade atual, segundo a matéria.
Durante a cúpula de julho em Washington, a OTAN declarou a Rússia como "a ameaça mais significativa e direta à segurança dos aliados", enquanto Moscou continua a considerar a expansão da aliança para o leste como um "perigo existencial".
De acordo com um alto funcionário dos EUA citado pelo Politico, é hora de desenvolver uma nova estratégia em relação à Rússia. Esse esforço já vem sendo discutido em níveis mais baixos da aliança e, na próxima semana, será tratado pelos ministros da Defesa. A OTAN planeja finalizar essa nova abordagem até a próxima cúpula, marcada para o verão no Hague.
Esta semana, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko, afirmou que a OTAN está se preparando abertamente para um possível conflito militar com Moscou.




Comentários