Petrobras aprova retomada de fábrica de fertilizantes paralisada desde 2015
- Núcleo de Notícias

- 25 de out de 2024
- 1 min de leitura
Investimento de R$ 3,5 bilhões visa atender demanda por ureia e amônia

O conselho de administração da Petrobras aprovou a retomada da construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III) em Três Lagoas (MS), um projeto que estava paralisado desde 2015. Com investimentos previstos de R$ 3,5 bilhões, a companhia estima que a planta entre em operação em 2028, conforme comunicado divulgado ao mercado.
A decisão foi resultado de uma “criteriosa reavaliação” que confirmou a viabilidade econômica do empreendimento, agora incorporado ao portfólio estratégico da empresa. A Petrobras dará início aos processos de contratação para a retomada das obras, que visam à produção anual de cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia.
"Com a decisão, o projeto passa a integrar a carteira em implantação do Plano Estratégico vigente e a Petrobras dará início aos processos de contratação para retomada das obras da Unidade", afirmou a Petrobras no comunicado.
Localizada estrategicamente, a UFN-III terá capacidade para atender os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo, regiões com crescente demanda por fertilizantes. A Petrobras vinha buscando vender o projeto durante gestões anteriores para focar na exploração de petróleo, mas decidiu retomar os investimentos no setor de fertilizantes em resposta a pressões do governo Lula.
A iniciativa de reativar a unidade ocorre enquanto a Petrobras prepara seu próximo plano estratégico, que será apresentado no próximo mês e contemplará diretrizes para o período de 2025 a 2029.



Comentários