Produção de petróleo no Brasil recua 3,5% em agosto
- Núcleo de Notícias

- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Extração de petróleo no pós-sal diminui significativamente, enquanto áreas do pré-sal registram crescimento contínuo
Em agosto, a produção média de petróleo no Brasil atingiu 3,34 milhões de barris por dia (bpd), representando uma queda de 3,5% em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O recuo foi impulsionado principalmente por uma redução de 260 mil bpd na extração de petróleo das áreas do pós-sal.
Embora o volume total tenha diminuído, a produção no pré-sal manteve sua trajetória de crescimento, alcançando 2,694 milhões de bpd, o que equivale a um aumento de 4% em relação ao mesmo mês do ano passado. As bacias de Campos e Santos foram as principais responsáveis por esse avanço no pré-sal.
Em relação ao mês anterior, houve um aumento de 3,4% na produção de petróleo do Brasil, segundo a ANP. No entanto, a agência não detalhou os fatores que contribuíram para a redução na comparação anual.
Durante o mês de agosto, ocorreram várias paradas programadas, como no campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos, que ficou inoperante por quase todo o mês. Embora a produção tenha sido retomada, a Brava Energia (BRAV3), antiga 3R Petroleum, informou que novas interrupções ocorreram em setembro, com previsão de retomada apenas em dezembro. Outro fator que contribuiu para o declínio foi a parada de 23 dias no campo de Golfinho, no pós-sal do Espírito Santo.
Por outro lado, a produção de gás natural no Brasil apresentou um desempenho positivo, atingindo uma média de 159,7 milhões de metros cúbicos por dia em agosto, representando um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2023 e uma alta de 5,6% em comparação a julho.
Somando as produções de petróleo e gás, o Brasil registrou uma média de 4,345 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), com as áreas do pré-sal sendo responsáveis por 79,7% desse volume, ou seja, 3,463 milhões de boe/d.
A Petrobras, principal produtora do país, reportou uma produção de 2,05 milhões de bpd em agosto, uma queda de mais de 7% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Já a Shell, segunda maior produtora no Brasil, registrou uma alta de 2,8%, com uma produção de 380,9 mil bpd no período.




Comentários