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Queda expressiva nas vendas de supermercados afeta varejo nacional

Resultado negativo de junho reverte ganhos do varejo em maio, aponta IBGE


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Supermercados venderam menos em junho, diz pesquisa

Influenciado principalmente pela queda no volume de vendas dos supermercados, o comércio varejista nacional despencou 1% em junho, revertendo o ganho de 0,9% computado em maio deste ano. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esta foi a perda mais acentuada no intervalo de um ano, quando os negócios do setor retraíram 1% em maio de 2023.


“Os principais fatores que explicam o recuo das vendas no varejo em junho foram as reduções expressivas verificadas nas atividades de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”, explica Cristiano Santos, que atua como gerente de pesquisa do IBGE. O pesquisador também aponta o "efeito rebote", que normalmente ocorre após crescimento.


Confira os índices que mais influenciaram no resultado de junho, segundo levantamento do IBGE: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%); Artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%).


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