top of page

Reforma Tributária: entidade critica texto que "pune" previdência privada

Fenaprevi afirma que nova cobrança de imposto na reforma irá gerar insegurança jurídica


ree
Nova taxação deve gerar problemas para beneficiários de previdência privada

A reforma tributária defendida pelo governo Lula não para de ser alvo de críticas. A bola da vez é a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). A entidade criticou o trecho do relatório incluído no segundo texto de regulamentação da reforma tributária - atualmente em discussão na Câmara dos Deputados - e que prevê a cobrança de imposto sobre herança em investimentos de previdência privada.


Na visão da Fenaprevi, a inclusão do artigo pode gerar  “um ambiente de insegurança jurídica e falta de previsibilidade”, o que impactaria na formação de poupança. A entidade destacou ainda que a mudança “ignora o papel destes produtos em prover proteção a aposentados e a familiares de participantes falecidos”.


“O efeito prático do ITCMD é diminuir os recursos que estarão disponíveis para enfrentamento dos desafios inerentes a esse momento de perda”, reiterou a Fenaprevi, que atende atualmente no país mais de 11 milhões de famílias com apólices de previdência privada.


Vale destacar que o projeto original enviado pelo Ministério da Fazenda à Câmara em abril deste ano ainda não previa o efeito do ITCMD sobre os planos, apesar da probabilidade já ter sido discutida com estados e municípios.


--

Leia todas as nossas matérias integralmente.

Assine o Rumo Econômico no link abaixo:


 
 
 

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page