top of page

Rejeição ao governo Lula atinge novo recorde

Pesquisa AtlasIntel aponta aumento na desaprovação popular e crescimento da percepção sobre corrupção no país


ree

A desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou seu nível mais alto desde o início de 2024, conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira (30) pela AtlasIntel. Segundo a pesquisa, 53,7% dos brasileiros afirmam não aprovar a gestão do petista, um salto em relação aos 45,4% registrados em janeiro. Trata-se da maior taxa de rejeição já apurada pelo instituto nesta série histórica.


O resultado surge na esteira do escândalo de fraudes nas aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que abalou fortemente a imagem do governo e causou instabilidade política. A crise resultou na substituição do titular do Ministério da Previdência Social e provocou a saída do PDT da base governista. O Congresso Nacional se prepara para instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as irregularidades. Apesar de uma leve queda na desaprovação entre março e abril, quando recuou para 50,1%, o índice voltou a subir de forma significativa após a repercussão do caso.


A avaliação qualitativa da gestão também revela um quadro preocupante para o governo. Segundo o levantamento, 52,1% dos entrevistados classificam o desempenho de Lula como “ruim ou péssimo”. Apenas 41,9% consideram o governo “ótimo ou bom”, enquanto 6% o avaliam como “regular”.


Outro dado negativo para o Palácio do Planalto é a mudança na percepção dos maiores problemas enfrentados pelo Brasil. A corrupção, que em abril era apontada por 47% dos entrevistados como o principal desafio nacional, agora lidera com 60% das menções. O crime e o tráfico de drogas, que vinham sendo a maior preocupação desde janeiro, ficaram em segundo lugar.


O levantamento da AtlasIntel ouviu 4.399 pessoas entre os dias 19 e 23 de maio, com margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page