Rússia afunda navio ucraniano em ataque com drone naval
- Núcleo de Notícias

- 28 de ago.
- 1 min de leitura
Kiev confirma perda da embarcação Simferopol no delta do Danúbio

O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta quinta-feira (28) que suas forças navais afundaram o navio de reconhecimento Simferopol, pertencente à Marinha da Ucrânia, em um ataque realizado com drone naval no delta do rio Danúbio, na região de Odessa.
Segundo a nota oficial, a embarcação foi completamente destruída após a ofensiva. De acordo com a imprensa russa, este foi o primeiro ataque bem-sucedido utilizando um drone marítimo contra um navio da frota ucraniana.
Autoridades de Kiev confirmaram que o navio foi atingido. A Marinha ucraniana informou que um tripulante morreu, outros ficaram feridos e parte da tripulação segue desaparecida. A maior parte dos militares que estavam a bordo conseguiu ser resgatada, e as buscas continuam na região.
O Simferopol era um navio de médio porte da classe Laguna, projetado para operações de reconhecimento por radiofrequência, radar e sistemas ópticos. Lançado em 2019, integrou oficialmente a Marinha da Ucrânia em 2021 e era considerado a maior embarcação incorporada pela frota desde 2014, quando o país passou a receber apoio militar e político ocidental após a queda do governo pró-Rússia.
Nos últimos meses, Moscou acelerou a produção de drones navais e outros equipamentos não tripulados, que têm desempenhado papel cada vez mais relevante no conflito.



Comentários