"Rússia está em guerra com o Reino Unido e os EUA deixaram de ser aliados confiáveis", afirma conselheira britânica
- Núcleo de Notícias

- 6 de jun.
- 1 min de leitura
Fiona Hill defende coesão interna e nova postura diante de ameaças geopolíticas

A especialista em política externa Fiona Hill, ex-conselheira do presidente Donald Trump e uma das autoras da nova estratégia de defesa britânica, afirmou que a Rússia já está em guerra com o Reino Unido e que os Estados Unidos deixaram de ser um aliado confiável. Em entrevista, ela alertou que a Grã-Bretanha precisa fortalecer sua coesão interna e desenvolver resiliência social diante das novas ameaças globais.
Segundo Fiona Hill, o presidente Vladimir Putin vê a guerra na Ucrânia como o início de um projeto para dominar militarmente a Europa, e já estaria ameaçando diretamente o Reino Unido com ações como envenenamentos, sabotagens, ataques cibernéticos e tentativas de comprometer infraestrutura crítica. Ela defendeu que o país adote uma nova mentalidade de defesa, que inclua o engajamento da população, formação de jovens em forças cadetes e maior preparo para emergências.
Fiona Hill também afirmou que o Reino Unido não pode mais contar com o apoio militar dos Estados Unidos como no passado. Ela classificou o governo Trump como imprevisível e baseado em interesses pessoais, embora o ex-presidente mantenha uma “afinidade especial” com o Reino Unido.
Para Fiona Hill, a defesa britânica deve ir além do modelo tradicional e se adaptar às novas tecnologias e formas de guerra, como o uso de drones na Ucrânia. “As pessoas sabem que o mundo mudou. O que elas querem agora é saber como responder a isso”, concluiu.



Comentários