top of page

Sindicato liderado por irmão de Lula dispara em arrecadação

Sindnapi, presidido por Frei Chico, é investigado por supostas fraudes bilionárias no INSS e tem acordo com o órgão suspenso pela Justiça


ree

O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), cujo vice-presidente é José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico — irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva —, registrou um crescimento expressivo em sua arrecadação nos últimos anos e está no centro de uma investigação da Polícia Federal sobre suspeitas de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Segundo as apurações, de 2020 para 2021, houve um aumento de 78% nos valores de descontos em folha dos associados do sindicato. A receita da entidade também cresceu de maneira vertiginosa, saltando de R$ 17,8 milhões em 2016 para R$ 90,5 milhões em 2023. A operação da Polícia Federal investiga um esquema bilionário de desvios no INSS, e o Sindnapi está entre as associações sob suspeita.


Outro ponto que chamou atenção das autoridades foi o aumento nos pedidos de exclusão da associação ao INSS. Em janeiro de 2024, foram registradas 20 mil solicitações de desfiliação, num momento em que o sindicato contava com 276,9 mil associados cadastrados.


Diante dos indícios, a Polícia Federal solicitou o cancelamento do acordo de cooperação entre o Sindnapi e o INSS. A Justiça Federal acatou o pedido e determinou o fim da parceria.



Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page