Trump afirma que o governo Biden arrisca o início da Terceira Guerra Mundial
- Núcleo de Notícias
- 13 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Ex-presidente promete desarmar tensões globais se for eleito em novembro
O ex-presidente dos EUA e candidato republicano, Donald Trump, alertou que as políticas da administração de Joe Biden estão levando o país perigosamente próximo de uma Terceira Guerra Mundial. Durante um comício de campanha no sábado, na Califórnia, Trump expressou sua preocupação com a possibilidade de um grande conflito global nos próximos meses.
“Temos um problema. Na verdade, estou preocupado com os próximos três meses... Tenho receio de que acabemos em uma guerra mundial por causa das pessoas que temos [na administração],” declarou Trump.
Trump prometeu que, se vencer a eleição presidencial de novembro, agirá com urgência para "salvar a América" e resgatar a população da Califórnia dos “fracassos atrozes” da vice-presidente Kamala Harris, sua possível adversária democrata. Ele também destacou seu legado de manter o país fora de guerras durante seu mandato.
"Vou mantê-los fora de guerras... Vou acabar com a guerra na Ucrânia, interromper o caos no Oriente Médio e vou definitivamente evitar a Terceira Guerra Mundial," afirmou.
Trump tem reiterado sua promessa de pôr fim ao conflito na Ucrânia dentro de 24 horas após sua eleição, mas os detalhes de seu plano ainda são vagos. Seu aliado, J.D. Vance, mencionou que Trump poderia iniciar conversas com a Rússia, Ucrânia e outras partes interessadas na Europa para estabelecer uma zona desmilitarizada na linha de frente atual, com Kiev se comprometendo a não entrar na OTAN.
Kamala Harris criticou a abordagem de Trump, afirmando que forçaria a Ucrânia a se render. O Kremlin, por sua vez, manifestou ceticismo em relação à promessa de paz de Trump, com o porta-voz Dmitry Peskov dizendo não acreditar em uma "varinha mágica" que resolveria o conflito de imediato.
Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Moscou aceitaria um cessar-fogo imediato e iniciaria negociações de paz se Kiev retirasse suas tropas das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporozhye, e assumisse uma posição de neutralidade.
Recentemente, Putin também afirmou que a retirada completa das tropas ucranianas da região russa de Kursk seria outra condição para o início das conversas.
Comments