Trump ameaça usar força militar total dos EUA se Irã atacar: “Responderemos com níveis nunca vistos”
- Núcleo de Notícias
- 15 de jun.
- 2 min de leitura
Ex-presidente nega envolvimento dos EUA nos ataques de Israel, mas promete retaliação devastadora em caso de agressão iraniana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (15) que o país não participou da ofensiva israelense contra o Irã, mas deixou claro que qualquer ataque iraniano contra bases norte-americanas será respondido com força máxima. A declaração foi feita nas primeiras horas do dia, em uma publicação na rede Truth Social.
“Os EUA não tiveram nada a ver com o ataque ao Irã, nesta noite”, escreveu Trump. “Se formos atacados de qualquer forma pelo Irã, toda a força e poder das Forças Armadas dos EUA cairão sobre vocês em níveis nunca vistos antes.”
Apesar do tom ameaçador, Trump também acenou para a diplomacia, sugerindo que seria possível negociar um acordo entre Teerã e Jerusalém para encerrar o conflito:
“Podemos facilmente chegar a um acordo entre Irã e Israel e acabar com esse conflito sangrento!!!”
As declarações de Trump ocorreram após as Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmarem uma série de ataques em Teerã, atingindo o Ministério da Defesa iraniano, a sede do programa nuclear SPND e outros locais que, segundo Israel, escondiam documentos e atividades ligadas à produção de armas nucleares. Os ataques fazem parte da ofensiva chamada “Operação Leão em Ascensão”.
O governo do Irã, porém, contestou as declarações de Trump. O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, disse ter provas de que os Estados Unidos deram apoio direto à ofensiva israelense:
“Temos provas sólidas do apoio de forças e bases americanas na região aos ataques do regime sionista”, declarou em um encontro com diplomatas, transmitido pela TV estatal iraniana.
A troca de ataques entre Israel e Irã intensificou-se nos últimos dias. O Irã lançou uma nova onda de mísseis durante a madrugada, resultando na morte de ao menos 10 israelenses e mais de 180 feridos. Israel afirma que os alvos atingidos eram ligados ao programa nuclear iraniano.
Diante da escalada, as negociações previamente planejadas entre Teerã e Washington sobre o programa nuclear iraniano foram canceladas, deixando o cenário diplomático ainda mais incerto em meio ao aumento da violência.
Comments