Trump anuncia tarifa adicional de 10% para países alinhados ao BRICS
- Núcleo de Notícias
- 7 de jul.
- 1 min de leitura
Países que se alinharem às políticas antiamericanas enfrentarão tarifa extra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo (6) que países que se alinharem às “políticas antiamericanas do BRICS” enfrentarão uma tarifa adicional de 10% sobre suas exportações aos EUA. A declaração foi feita em publicação no Truth Social, sem detalhar quais políticas específicas motivariam a taxação ou quais nações estariam na mira da medida.
“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS pagará uma tarifa ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a essa política”, afirmou Trump.
Segundo o presidente americano, cartas com os detalhes das tarifas e acordos comerciais de cada país começarão a ser entregues nesta segunda-feira (7).
A medida foi anunciada em meio à 17ª Cúpula do BRICS, que ocorre entre os dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro, reunindo os 21 países que atualmente integram o grupo, sob presidência do Brasil em 2025. Um dos principais documentos do evento — a “Declaração do Rio de Janeiro” — foi divulgado ainda no domingo pelo Itamaraty.
A declaração oficial destacou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos BRICS, com foco em ampliar financiamentos em moedas locais, enfrentar a hegemonia do dólar e apoiar projetos de integração econômica dos países-membros.
Comments