top of page

Trump envia porta-aviões USS Gerald Ford ao Caribe em resposta à escalada do narcotráfico na América do Sul

Em meio a tensões com a Venezuela e a Colômbia, o presidente Donald Trump reforça presença militar americana na região para combater o crime transnacional


ree

O Departamento de Guerra dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira (24) o deslocamento do porta-aviões USS Gerald Ford, o maior do mundo, para o Mar do Caribe. A medida, determinada pelo presidente Donald Trump, visa fortalecer a ofensiva americana contra o narcotráfico na América do Sul, após sucessivos confrontos com embarcações pertencentes ao tráfico ligadas à Venezuela e à Colômbia.


De acordo com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, o grupo de ataque do Gerald Ford será incorporado ao Comando Sul “em apoio à diretriz do presidente de desmantelar as organizações criminosas transnacionais”. O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, afirmou que a operação “reforçará a capacidade dos EUA de detectar, monitorar e eliminar atividades ilícitas que comprometem a segurança e a prosperidade do território americano”.


A força-tarefa americana já conta com três navios de assalto anfíbio, aviões de combate F-35B, patrulhas marítimas P-8 e drones MQ-9, operando a partir de bases em Porto Rico. Nas últimas semanas, as forças armadas dos Estados Unidos destruíram diversas embarcações ligadas ao tráfico de drogas no Caribe e no Pacífico, resultando em mortes de criminosos associados a grupos criminosos venezuelanos e colombianos.


As medidas do presidente Donald Trump reiteram o compromisso de proteger o hemisfério ocidental da influência de regimes criminosos e do narcotráfico que financia o caos na região.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page