Trump liga para Putin e discute possível acordo para conflito na Ucrânia
- Núcleo de Notícias

- 11 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Presidente eleito dos EUA busca caminho diplomático e reforça intenção de pacificar a Europa

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou uma ligação para o presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de discutir o conflito na Ucrânia e as possibilidades de um acordo de paz, segundo informou o Washington Post no domingo (10). A conversa ocorreu na última quinta-feira, logo após a confirmação da vitória de Trump nas eleições, e incluiu um pedido para que Moscou evitasse a escalada do conflito, lembrando a Putin sobre a presença militar significativa dos EUA na Europa.
Além disso, Trump teria reforçado seu desejo de alcançar paz no continente europeu e sinalizado interesse em continuar o diálogo sobre a resolução da guerra na Ucrânia "em breve". O jornal não especificou como Putin reagiu às colocações de Trump. Até o momento, Moscou não fez comentários oficiais sobre a conversa entre os dois líderes.
Trump também já conversou com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, que descreveu a ligação como positiva, mas expressou cautela sobre as ações futuras do líder americano. Zelensky indicou que uma solução rápida para o conflito poderia acarretar perdas para a Ucrânia.
Durante sua campanha, Trump prometeu repetidamente encerrar o conflito entre Moscou e Kiev de maneira célere, possivelmente até mesmo antes de assumir formalmente o cargo. No entanto, ainda não forneceu detalhes concretos sobre os passos para atingir essa meta.



Comentários