Trump se mostra impaciente com impasse na Ucrânia, diz embaixador dos EUA na Turquia
- Núcleo de Notícias

- 3 de jun.
- 1 min de leitura
Diplomata afirma que ex-presidente está frustrado com Zelensky e Putin e que encontro trilateral ainda é improvável

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria cada vez mais impaciente diante do prolongamento do conflito entre Ucrânia e Rússia. A avaliação foi feita pelo embaixador norte-americano na Turquia e enviado especial para a Síria, Tom Barrack, na segunda-feira (2), após a segunda rodada de negociações entre representantes ucranianos e russos, realizada em Istambul.
Questionado sobre o pedido de Kiev por uma "cúpula de alto nível" com a presença de Trump, do presidente russo Vladimir Putin e do líder ucraniano Volodymyr Zelensky, o embaixador Tom Barrack afirmou que qualquer encontro do tipo precisaria ser “significativo” e produzir resultados concretos. Ele destacou, no entanto, que não poderia falar diretamente em nome do presidente dos EUA, embora tenha reconhecido a impaciência de Trump com ambos os líderes envolvidos.
No mês passado, sob pressão do governo Trump, Kiev cedeu e aceitou negociar diretamente com Moscou, reconhecendo a necessidade de uma nova abordagem. Zelensky chegou a viajar à Turquia na data sugerida pela Rússia para a rodada inicial de negociações, afirmando que esperava a presença de Putin.
Contudo, o Kremlin reiterou sua posição de que uma cúpula com os chefes de Estado só deve ocorrer como resultado de avanços no processo de negociação — não como ponto de partida. O porta-voz Dmitry Peskov afirmou nesta terça-feira que a realização de um encontro trilateral envolvendo Trump, Zelensky e Putin é “improvável em um futuro próximo”.



Comentários