Ucrânia alerta sobre possível plano russo de atacar usinas nucleares
- Núcleo de Notícias

- 22 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Kiev solicita monitoramento permanente da ONU para evitar ameaças a instalações críticas antes do inverno
Foto: Vitalii Nosach/EPA-EFE
No sábado (21), o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andriy Sybiha, afirmou que a Rússia está planejando ataques direcionados a usinas nucleares ucranianas e outras infraestruturas críticas de energia antes da chegada do inverno. Ele pediu que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e os aliados ocidentais estabeleçam missões permanentes de monitoramento nas usinas nucleares do país.
Segundo Sybiha, informações da inteligência ucraniana sugerem que o Kremlin estaria mirando especialmente subestações e dispositivos de distribuição que são essenciais para a operação segura dessas instalações. "Isso envolve elementos fundamentais para a segurança energética das usinas nucleares ucranianas", afirmou o ministro em uma publicação na plataforma X (antigo Twitter).
Apesar das acusações, Sybiha não forneceu detalhes adicionais que justificassem a suspeita de Kiev. Até o momento, Moscou não comentou sobre as alegações, e a AIEA ainda não respondeu aos pedidos de esclarecimento.
Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, também se manifestou, alertando para o risco de um desastre nuclear, caso os ataques aconteçam. Ele apelou para uma reação rápida da comunidade internacional, especialmente do Ocidente e do Sul Global. "A Rússia está preparando um cenário de terrorismo nuclear, e o mundo precisa responder com firmeza", escreveu Yermak no Telegram.
Essa denúncia surge em um momento de intensificação das tensões entre Rússia e Ucrânia, com ambos os países alertando sobre os perigos de uma escalada nas hostilidades que poderiam afetar a segurança nuclear na região.




Comentários