top of page

Zona do Euro preste a uma recessão, aponta S&P

Queda na produção da região já chega a quatro meses consecutivos

ree

Crédito da imagem: Silas Stein/picture alliance/Getty Images


O terceiro trimestre de 2023 foi de queda para a economia na zona do euro, chegando ao maior ritmo de desaceleração em três anos no mês de setembro. A informação é da S&P Global em compilação de dados de uma pesquisa divulgada na última quarta-feira (4).


O PMI (Índice Composto de Gestores de Compras) final do HCOB (Hamburg Commercial Bank), para o bloco europeu, dado que aponta o estado de saúde da economia em geral, teve um crescimento suave no mês de setembro, saindo dos 46,7, em agosto, o menor número em 33 meses, para 47,2, ou seja, ainda abaixo do limite de 50 pontos, que faz a diferenciação entre contração e crescimento.


Com registro de queda por quatro meses consecutivos, a economia europeia tem sofrido principalmente com a desaceleração intensa e progressiva na indústria de transformação, acompanhada também de redução de produção no setor de serviços, segundo dados da S&P.


Outro setor da região do euro que tem sofrido nos últimos meses é o varejo. Os resultados foram menores do que o esperado no mês de agosto, o que demonstra uma demanda enfraquecida mediante os preços elevados dos produtos. Além disso, o índice composto de novos negócios para o mês de setembro, que revela a procura global, atingiu os mais baixos níveis desde novembro de 2020. Mediante os resultados apresentados, a indicação é de que a zona do euro entrará em recessão ainda neste segundo semestre de 2023.

 
 
 

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page