Biden conversa com Netanyahu em busca de acordo para libertação de reféns
- Núcleo de Notícias
- 12 de jan.
- 1 min de leitura
Negociações avançam em Doha, mas intransigência do Hamas ainda é um obstáculo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou neste domingo com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para discutir o progresso nas negociações sobre a libertação de reféns detidos pelo Hamas e a possibilidade de um cessar-fogo em Gaza. A Casa Branca destacou a urgência de interromper os combates e garantir ajuda humanitária à região.
Biden reforçou "a importância de um cessar-fogo imediato" para viabilizar a liberação dos 98 reféns restantes e permitir o aumento da assistência humanitária. Netanyahu, por sua vez, informou que instruiu sua equipe de segurança de alto nível em Doha a avançar no acordo.
Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional de Biden, afirmou que as negociações estão “muito, muito próximas” de um desfecho, mas ainda há entraves, principalmente relacionados à postura do Hamas. Sullivan destacou que o governo Biden está comprometido em usar os últimos dias do mandato para alcançar um acordo significativo.
Israel, que respondeu aos ataques do Hamas iniciados em outubro de 2023 com ações militares, segue determinado a desarticular o grupo.
O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, J.D. Vance, declarou em entrevista que espera o anúncio de um acordo para a libertação de reféns nos últimos dias do governo Biden, possivelmente nas últimas 48 horas de mandato.
O presidente eleito Donald Trump reiterou seu apoio a Israel e à estratégia de Netanyahu para derrotar o Hamas, prometendo trazer estabilidade à região durante sua próxima administração.
Comments