top of page

Conta de luz pode ficar mais cara após julgamento do STF sobre ICMS

Julgamento será realizado em resposta à solicitação de governadores contra isenção de imposto estadual sobre tarifas de energia

ree

A isenção de ICMS sobre duas tarifas que tratam da transmissão de energia, a TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão) e a TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) deverá ser julgada nos próximos dias pelo Supremo Tribunal Federal, e poderá afetar negativamente a população brasileira, com aumento de até 10% na conta de luz do cidadão, a depender do estado, é o que explica a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). O aumento será realizado caso a Corte Suprema do país decida pela aprovação do pagamento das tarifas.


Sob a alegação de que a isenção aprovada pelo Congresso Nacional em 2022, por meio de Lei Complementar que estabelecia a isenção do ICMS sobre tais tarifas impactaria fortemente e de forma negativa a arrecadação dos cofres públicos estaduais, governadores de 11 estados da federação moveram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), para que a lei fosse revogada. Na ocasião, o ministro Luiz Fux (STF) concedeu aos governadores uma liminar até a realização do julgamento no Supremo Tribunal Federal, que deverá ocorrer até o dia 3 de março, de forma virtual.

Comments


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page