Desaprovação ao governo Lula atinge 57% e bate novo recorde, segundo Quaest
- Núcleo de Notícias

- 4 de jun.
- 1 min de leitura
Brasileiros demonstram crescente insatisfação com os rumos do país

A avaliação negativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu ponto mais alto desde o início do atual mandato. De acordo com pesquisa do instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), a desaprovação ao governo federal chegou a 57%, enquanto a aprovação recuou para 40%. Trata-se do pior índice da gestão desde janeiro de 2023.
A sondagem anterior, divulgada em abril, já havia indicado a tendência, com 56% de desaprovação e 41% de aprovação. Agora, a nova rodada confirma o aprofundamento do descontentamento popular com o governo petista.
A pesquisa também avaliou a percepção geral sobre o desempenho da administração federal. O percentual de brasileiros que considera o governo “positivo” caiu de 27% para 26%, enquanto os que o avaliam como “negativo” aumentaram de 41% para 43%. A avaliação “regular” manteve-se estável, oscilando de 29% para 28%.
O levantamento aponta ainda uma piora na percepção dos rumos do país. A parcela da população que acredita que o Brasil está indo na direção errada saltou de 56% para 61%, e o número de otimistas quanto ao caminho do país caiu de 36% para 32%. Esses números evidenciam uma crescente frustração com as promessas de estabilidade e prosperidade feitas durante a campanha eleitoral do atual presidente.
Realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, a pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em todos os estados do país. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.



Comentários