top of page

Direita conquista presidência de comissões estratégicas no Senado

Flávio Bolsonaro assume Segurança Pública, Marcos Rogério comandará Infraestrutura e Damares Alves ficará à frente dos Direitos Humanos


ree

Com a reeleição de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência do Senado, o espectro conservador reforçou seu poder ao assumir o comando de comissões consideradas cruciais para a agenda legislativa. Entre os destaques, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) assumirá a coordenação da área de Segurança Pública, enquanto Marcos Rogério (PL-RO) passará a liderar a Comissão de Infraestrutura. Já a Comissão de Direitos Humanos passará a ser presidida por Damares Alves (Republicanos-DF).


Além desses setores, o Partido Liberal (PL) deverá ter papel de destaque no comando da Comissão do Esporte, reforçando a presença dos grupos de direita em várias frentes. Outras comissões, como as de Comunicação e Direito Digital e as dedicadas à Defesa da Democracia e Transparência, ainda estão aguardando definições quanto à sua liderança.


A escolha dos presidentes de comissões é fruto de intensas negociações entre os líderes partidários, que, ao definir os comandantes, também determinam a agenda dos colegiados. Esses líderes não só definem os temas que serão discutidos, mas também selecionam os relatores responsáveis por analisar os projetos, o que lhes confere um papel crucial na definição das prioridades legislativas.


As comissões só começarão a atuar formalmente depois que seus membros forem integralmente definidos e os cargos de presidente e vice-presidente forem eleitos. Esses espaços são essenciais para a fiscalização dos atos do Executivo, a convocação de ministros, a avaliação de indicados para tribunais e embaixadas, além da realização de audiências públicas, que permitem um controle mais efetivo sobre as políticas governamentais.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page