Donald Trump acusa “execução política” contra Jair Bolsonaro e justifica tarifas
- Núcleo de Notícias

- 14 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de ago.
Presidente dos EUA critica julgamento do ex-presidente brasileiro e afirma não estar preocupado com a aproximação do Brasil com a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou novamente o tom contra o governo brasileiro nesta quinta-feira (14), ao falar com jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. Em defesa aberta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é alvo de processo no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Trump classificou o julgamento como uma “execução política” e elogiou a integridade do líder da direita brasileira.
“Eles pegaram um presidente, colocaram-no na prisão e agora estão tentando prendê-lo de novo. Acho que ele é um homem honesto. O que estão fazendo é realmente uma execução política”, declarou o republicano.
O presidente americano também abordou a recente imposição de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida como resposta às “taxas tremendas” que, o Brasil cobra sobre mercadorias dos EUA. “O Brasil tem sido um parceiro comercial horrível. Eles cobram tarifas muito maiores do que nós cobramos. Nós essencialmente não estávamos cobrando nada. Sempre tornaram muito difícil fazer qualquer coisa. Então agora estão sendo cobrados com tarifas de 50% e não estão felizes. Mas é assim que funciona”, afirmou.
As declarações ocorrem em meio à mais grave crise diplomática em décadas entre Brasília e Washington. O governo Lula tem buscado apoio de países do BRICS para enfrentar a pressão econômica americana. Ao comentar a aproximação de Brasil com a China, Trump minimizou qualquer risco estratégico para os Estados Unidos. “Eles podem fazer o que quiserem, nenhum deles está indo bem. O que estamos fazendo em termos econômicos, estamos superando todos, inclusive a China.”, disse.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários