top of page

Em alta, produção do agro escancara "desequilíbrio" da economia nacional

Pesquisa da FGV ressalta importância vital do agro no crescimento do PIB em 2023


ree

Ibre-FGV


Apesar dos ataques promovidos pelo governo Lula aos grandes produtores do campo - e das intempéries climáticas - o agronegócio nacional foi novamente o principal responsável pelo crescimento do Produto Interno Bruto Nacional em 2023 em quase 3%.


Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre), a produção agropecuária registrou alta de 15,8%, influenciando em 30% da composição do PIB brasileiro no ano passado.


Além do crescimento do setor, a alta nas exportações do agro também foram definitivas para o desenvolvimento econômico. Segundo a FGV, as vendas para o exterior subiram 25,3% em relação a 2022. 


A Indústria extrativa mineral também foi outro destaque do comércio exterior, com alta de 16,7% alavancada pelas vendas de ferro e petróleo para clientes internacionais.


Segundo a coordenadora do Ibre, Juliana Trace, a superioridade do desempenho do agro frente aos outros segmentos produtivo reforça a tese que comprova o desequilíbrio econômico do Brasil.


"Esse contexto mostra forte concentração setorial e regional e evidencia que o crescimento econômico não foi sentido de modo uniforme no país”, destacou a especialista.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page